Inscrição Enem – Faça a sua por aqui

Enem Inscrição – Veja como ficou com as mudanças de regras

Os estudantes que prestarão Enem em 2017 terão que pagar um pouco mais caro para fazer sua inscrição e também estão sujeitos a outras alterações. Veja agora o que muda no Enem 2017. Você também vai poder fazer sua Enem inscrição por aqui. Estar inscrito no Enem é o primeiro passo para conseguir ingressar para o ensino superior gratuito ou nas instituições de ensino superior privadas.

Publicidade

O período e o custo de inscrição para o Enem

O início do período para as inscrições do Enem 2017 será no dia 08 de maio de 2017 e se estenderá até às 23:59 horas do dia 19 de maio. É importante estar atento aos prazos para não perder a inscrição ou a divulgação da nota do Enem e estar possuir todos os documentos necessários em mãos para não correr o risco de não poder concorrer por pura falta de atenção. Após fazer sua inscrição online, você terá até o dia 24 de maio de 2017 para efetuar o pagamento do boleto bancário. Sua inscrição só será efetivada quando o boleto for compensado.

O valor da inscrição para quem vai realizar o exame passou de R$ 68,00 para R$ 82,00, um aumento de 20,5%. Mas você também pode solicitar a isenção, caso você seja enquadrado nos requisitos para esse benefício. Abaixo você vai saber como fazer para solicitar a sua isenção.

O que mudou no Enem 2017?

Veja Também: FIES – Inscrição, requisitos e vagas remanescentes para o financiamento estudantil

Além do valor, o a edição do Enem 2017 teve outras alterações significativas. As provas passam a ser realizadas em dois domingos. As datas para a realização das provas já foram definidas: dias 5 e 12 de novembro, sendo que no dia 5 serão realizadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de prova e no dia 12, as de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova.

A abertura dos portões dos locais de prova se dará às 12:00 horas de cada dia e ficarão abertos até às 13:00 horas, sendo que o início das provas se dará às 13:30 horas. O horário de ida aos banheiros inicia às 13:00 horas, somente acompanhado de fiscal, sob pena de eliminação do Enem 2017.

Os cadernos de prova passarão a conter o nome do participante no cartão de respostas e na capa.

Outras mudanças importantes que terão impacto significativo para os candidatos é que o Enem 2017 não terá validade para a certificação do ensino médio, sendo necessário que o candidato faça o Encceja para solicitar seu certificado de conclusão do Ensino Médio e os candidatos que conseguirem a isenção da taxa de inscrição e não comparecerem perderão o direito da isenção para o ano seguinte, somente podendo solicitar novamente no ano subsequente, com exceção dos que apresentarem atestado médico, documento oficial judicial ou boletim de ocorrência como justificativa para a ausência.

Como faço para conseguir isenção da taxa de inscrição do Enem?

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição Enem 2017, o candidato deverá ter sido aluno da rede pública de ensino no terceiro ano do ensino médio, estar inscrito no CadÚnico (cadastro de famílias de baixa renda para acesso aos programas sociais do governo federal) ou estar enquadrado na Lei 12.799/2013, lei federal que dá as diretrizes para a concessão de isenção da taxa de inscrição Enem e de vestibulares.

Outra alteração importante que será implantada no Enem 2017 é que o candidato que necessitar de atendimento especial poderá solicitar tempo extra para a realização das provas. O pedido deverá ser feito mediante a apresentação de documento específico que comprove a necessidade do atendimento especial e do tempo extra no ato da inscrição.

A Inscrição do Enem poderá ser feita clicando aqui.

Inscrição Enem – Faça a sua por aqui
Avalie