SISU – Saiba como acessar o programa através do Enem

Saiba como usar o Enem para entrar em uma universidade pública pelo SISU

O ingresso em instituições de ensino superior, no Brasil, vem passando por algumas alterações nos últimos anos. Mesmo havendo uma boa quantidade de faculdades e universidades que realizam a seleção para ingresso dos alunos através de vestibulares, o SISU – Sistema de Seleção Unificada – vem ganhando cada vez mais adeptos. E o que ganha importância é a nota obtida no Enem.

Publicidade

Como faço minha inscrição no programa?

Esse sistema é gerido pelo MEC e as instituições públicas de ensino superior disponibilizam suas vagas através desse sistema, para os alunos que realizaram o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O sistema é todo informatizado e, por isso, o candidato deverá prestar muita atenção durante o processo de inscrição para a seleção, que é composta unicamente de uma etapa. Para a edição de 2018 do SISU, somente os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio de 2017. A nota da redação não poderá ter sido zero (0). As notas mínimas para inscrição são determinadas por cada instituição. No momento da inscrição, se sua nota não se adequar aos parâmetros determinados pela instituição de ensino, você será avisado através de mensagem emitida pelo sistema, no mesmo momento.

A inscrição no SISU consiste na escolha de até duas opções de cursos dentre as vagas disponibilizadas pelas instituições que participam. É também no momento da inscrição que o candidato define a que tipo de vaga irá concorrer: de ampla concorrência, através das vagas reservadas às cotas de que trata a Lei nº 12.711/2012, de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas) ou às vagas reservadas pelas demais políticas afirmativas das instituições.

Faça sua inscrição grátis por aqui

O candidato poderá fazer quantas inscrições desejar, lembrando que somente a última inscrição é que será considerada válida. Assim, o candidato poderá alterar sua opção de curso ou de instituição, por exemplo. Após o término do prazo de inscrição, o sistema fará a seleção de maneira automatizada, levando em consideração os candidatos que obtiverem melhores classificações em cada curso, considerando as melhores notas do Enem, pesos atribuídos a cada nota ou bônus. Se o candidato conseguir classificar-se para as duas opções de cursos, o sistema considerará, para efeito de matrícula, somente a primeira opção.

A inscrição para o SISU é realizada apenas pela internet e não há cobrança de taxas. O período de inscrição para o SISU normalmente é no mês de janeiro de cada ano. Ao prestar o Enem em 2017, o candidato deverá estar atento para a abertura do processo do SISU, em janeiro de 2018. Abaixo você poderá acessar a página do SISU, para maiores informações. Para efetuar sua inscrição no SISU, somente o seu número de inscrição no Enem e sua respectiva senha de acesso. Caso você não se lembre desses dados, você poderá recuperá-los, clicando aqui.

Como faço para informar minha nota do Enem?

As notas obtidas no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – não precisam ser informadas ao fazer sua inscrição no SISU. As notas do exame serão salvas automaticamente pelo sistema assim que, ao fazer sua inscrição, você inserir seu número de inscrição no Enem e sua senha. Através do SISU, o candidato tem duas chances de conseguir sua vaga em instituição de ensino superior, cada uma no início de cada semestre.

Dentre as instituições de ensino superior cadastradas no SISU, algumas adotam o sistema de pesos diferenciados para as notas. Se a instituição escolhida por você adotar essa prática, o sistema fará automaticamente esse cálculo e apresentará a você sua nova nota, que será utilizada em sua disputa pela vaga escolhida.

A nota de corte é calculada automaticamente, uma vez por dia, durante o período de inscrição e serve para definir qual a menor nota para classificação. Porém, esse valor é meramente uma referência, não servindo como garantia de classificação. A inscrição para o SISU, a classificação e outras informações sobre a seleção poderão ser obtidas clicando aqui.

SISU – Saiba como acessar o programa através do Enem
Avalie