Encceja – passo a passo da inscrição

Publicidade

Encceja – O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma prova voluntária gratuita para ser periodicamente recebido um certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental, direcionado àqueles que não o concluíram na idade recomendada.

É composto de quatro etapas, provas, onde a pontuação mínima para passar nas provas é de 100 pontos em cada uma das matérias, além de uma redação de 5 pontos sobre um tema variado, que muda de ano em ano.encceja-2021

Publicidade

Encceja – quem pode fazer

Os requisitos para realizar as provas do Encceja são:

  • idade mínima de 15 anos para realizar as provas do fundamental;
  • idade mínima de 18 anos para realizar as provas do ensino médio.

Os exames podem ser realizados por qualquer pessoa, basta ter esses requisitos, podem ser feitos pelos desprovidos de liberdade, que não tiveram oportunidade de completar os níveis na idade correta.

Inscrição no Encceja – veja como fazer

Para se matricular no Encceja, basta entrar no site oficial e clicar na opção “Inscrições 2021“, em seguida, colocar seus dados nos lugares indicados. Receberá um email do INEP requisitando que pague uma taxa de 40 reais.

Publicidade

Você vai precisar de dois documentos, o RG documento de identidade e o CPF cadastro de pessoa física, e ter a idade mínima para a realização de cada prova. Não é preciso fazer a prova do fundamental para realizar a prova do ensino médio, e o interessado pode fazer a inscrição em apenas um dos níveis.

Encceja – como fazer sua preparação

O material é disponibilizado pelo INEP, e é gratuito, podendo ser baixado pela internet no site oficial do Encceja. Contém livro do professor, livro do aluno do ensino médio e fundamental com todas as disciplinas. Clique para baixar o material.

Estude lendo provas anteriores, fazendo mapas mentais, treinando a redação e pesquisando sobre temas que podem cair e prepare um cronograma de estudos.

Provas do Encceja – como são divididas

Os exames são divididos em duas categorias, as provas de quem fará o teste para o ensino fundamental e as provas para quem fará o ensino médio. No site oficial do Encceja é possível baixar as provas anteriores, para ter uma ideia de como será a prova, e também realizar simulados. Clique para baixar as provas anteriores Encceja.

As matérias de cada nível variam, sendo língua portuguesa, inglês, artes, educação física, matemática, história, geografia e ciências para o ensino fundamental, e linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza e códigos e suas tecnologias para o ensino médio, e mais uma redação cujo tema varia.

ENEM ou Encceja- o que fazer?

Para quem já terminou o Ensino Médio, é recomendado fazer o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Para quem não finalizou o Ensino fundamental/médio deve fazer o Encceja para conseguir o certificado de conclusão do ensino. O candidato deve atingir a idade mínima (18 anos para o Ensino médio e 15 para Ensino Fundamental) na data de realização da prova. Clique para fazer inscrição.

As inscrições para a prova do Encceja em 2020 foram canceladas devido à pandemia, mas no ano de 2021 os testes foram confirmados, as provas serão realizadas em 29 de agosto, e o gabarito será divulgado em até 10 dias úteis após a realização da prova.

Dia da prova do Encceja – melhores dicas

No dia da prova, deve levar uma caneta preta de material transparente e um documento de identificação, ser pontual e chegar com em média uma hora de antecedência, mantenha a calma e preste atenção na prova.

Na parte da manhã, o portão do local da realização da prova do Encceja abre às oito horas e fecha as oito e quarenta e cinco terminando as 13 horas, e as provas começam as nova horas. Na parte da tarde, abre as 14 e 30 e fecha as 15 e 15, provas iniciam as 15 e 30, e termina as 20 horas, no cartão de inscrição do Encceja 2021 constam dados importantes, como local e data das provas, então deve ser impresso.

Resultados Encceja – divulgação da prova

Os resultados das provas do Encceja são divulgados pelo Inep, para consultar, o candidato deve acessar o site, e se passar em todas as provas, pode-se obter o certificado de conclusão.

Caso o candidato não passar em todas as provas, pode-se emitir o certificado de proficiência parcial, e também realizar as provas eliminadas no próximo ano.

Passei no Encceja – devo procurar uma faculdade?

O exame dá acesso a cursos de nível superior, as provas podem gerar um grande progresso na vida do candidato que as realizou, e como o objetivo principal do exame é a conclusão do ensino, o estudante pode fazer inscrição em programas do Governo Federal como o ENEM, abrindo a oportunidade de entrar em uma faculdade e universidade.

Então, passando nas provas, se obtém o certificado, e o candidato pode ingressar em uma faculdade e fazer vestibulares.