SAEB Enem Seriado – veja como é o novo Enem

Publicidade

SAEB Enem Seriado – O SAEB Enem Seriado, junto com o Enem Online é outra grande novidade do Enem 2020. Apesar de ter sido anunciado no lançamento do Edital Enem 2020, ainda não se sabia como funcionaria o novo sistema que é uma evolução de um sistema de avaliação que já existe.

O INEP detalhou recentemente como o candidato vai se beneficiar do Enem Seriado, que vai contar com provas anuais. Abaixo você tem mais informações sobre o novo Enem Seriado.

prova-saeb

SAEB Enem Seriado

O SAEB Enem Seriado é um outro sistema de seleção que o candidato vai poder optar, além do Enem tradicional. De acordo com o INEP, a previsão é que até 2026  seja 100 Enem online.

O novo sistema seriado, que fará parte do Enem, será composto de provas anuais, em que uma média das notas dos 3 anos de prova resultará em uma pontuação utilizada para o acesso a cursos de graduação.

Enem Seriado

O chamado Enem Seriado tem como denominação, atualmente, de SAEB. Esse sistema já existe e é aplicado em anos específicos do Ensino Fundamental – 2º, 5º e 9º – e no 3º ano do Ensino Médio. Nos moldes atuais, sua função é unicamente avaliar o desempenho da rede pública de ensino. A ideia é ampliar e aprofundar o uso, trazendo resultados práticos mais rápidos para o estudante e candidato a uma vaga no ensino superior.

Publicidade

O SAEB – Sistema de Avaliação Da Educação Básica – consiste de um conjunto de provas aplicadas na escola e que tem como objetivo a avaliação do ensino no Brasil. Esse sistema já existe e será aprimorado para que o estudante possa utilizar seus resultados nessa prova no acesso à vaga em cursos de graduação em instituições de ensino superior em todo o Brasil.

Enem Seriado

A nota da avaliação do SAEB deixa de ser um resultado do conjunto de alunos de uma escola e passa a ser um resultado individual do estudante, como a nota do Enem. Para o aluno as mudanças principais são:

  • as provas deixam de ser aplicadas no 2º, 5º e 9º do ensino fundamental e no 3º ano do Ensino Médio e passam a ser realizadas no Ensino Médio;
  • a outra alteração é que as provas passam a ser anuais em todos os anos escolares;
  • as notas obtidas nos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio podem ser utilizadas para processos seletivos em faculdades e universidades;
  • a média das notas compõe uma nota final que poderá ser utilizada para o acesso a cursos de graduação em instituições de ensino superior em todo o Brasil.

Assim, o SAEB passa a ser um recurso pessoal de acesso a cursos de graduação para o estudante, deixando de ser somente um instrumento de avaliação da rede pública de ensino.

Enem Seriado

Os programas de financiamento de cursos de graduação em instituições privadas e de seleção para universidades públicas também poderão ser acessados pelo novo SAEB.

Entretanto, para que seja possível o candidato participar dos processos seletivos do FIES (financiamento estudantil para mensalidades de cursos de graduação em instituições privadas de ensino), Prouni (bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de ensino) e no Sisu (sistema de seleção para vagas em instituições federais de ensino superior) será necessário que as faculdades e universidades participem do novo sistema.

O INEP ainda não divulgou quando o novo SAEB passará a ser aplicado e utilizado como acesso ao ensino superior.