O principal objetivo do Simulado Enem é que o estudante avalie seus conhecimentos, como complemento da preparação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio. O exame é aplicado anualmente, mas antes disso é possível realizar uma simulação da prova para testar os conhecimentos e também para que os alunos que não sabem como é a prova do Enem possam se sentir mais preparados. Quanto melhor você conhecer sobre os conteúdos a serem cobrados e sobre a dinâmica da prova, melhor pode ser o seu resultado.

Simulado Enem

Pratique no melhor e mais completo simulador do Enem disponível na internet! São mais de 100 questões importantíssimas para seu estudo!
Iniciar

Parabéns - Você terminou o Simulado Enem.

  • Você fez: %%SCORE%% de %%TOTAL%%.
  • Seu resultado é: %%RATING%%

Your answers are highlighted below.
Return
Shaded items are complete.
12345
678910
1112131415
1617181920
2122232425
2627282930
3132333435
3637383940
4142434445
4647484950
5152535455
5657585960
6162636465
6667686970
7172737475
7677787980
8182838485
8687888990
9192939495
96979899100
101102103104105
106107108109110
111112113114115
116117118Fim
Return

Simulado Enem

Como funciona o simulado Enem

O simulado do Enem é importante para que possamos treinar nossos conhecimentos. De forma geral, o simulador Enem disponibiliza ao candidato para que ele escolha a área de conhecimento que quer responder e quantas questões deseja. Ao finalizar seu simulado, ele contabilizará a quantidade de acertos e erros.

Publicidade

Como é organizado o simulado do Enem

Geralmente o simulador Enem divide o simulado Enem INEP em áreas de conhecimento como, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens e códigos. Dentro dessas áreas de conhecimento estão as meterias ou disciplinas que estudamos durante o ensino médio. Normalmente, ao começar a responder uma área de conhecimento é necessário ir até o final para começar outra.

As áreas de conhecimento dos simulados Enem INEP possuem as disciplinas que estudamos

Dentro da área de conhecimento de ciências humanas estão as disciplinas de história, filosofia, geografia e sociologia. Em ciências da natureza temos física, química e biologia. Em matemática temos a disciplina de matemática e em linguagens e códigos temos literatura, língua estrangeira, língua portuguesa, artes, tecnologias e informática e educação física.

O simulador Enem e a prova oficial

É comum que os estudantes pensem que o banco de dados das questões do simulador Enem tenha alguma ligação com as questões das provas oficiais, porém é importante destacar que não há qualquer ligação entre o simulado do Enem e a prova. Os conteúdos que são produzidos para a prova oficial do Enem não são disponibilizados para uso em simulados do Enem.

Já o conteúdo do simulador Enem que conta com um enorme banco de dados de questões para a realização do simulado do Enem, este sim, pode acontecer de repetir alguma questão caso o estudante tenha o costume de realizar o simulado Enem de forma regular, mas a prova oficial não será a mesma do simulado.

O simulado Enem possui redação?

A redação ainda não faz parte do simulador, mas o MEC pretende introduzir a redação nas simulações. Para quem acha importante treinar sua escrita antes de realizar a prova oficial existem alguns projetos em escolas e instituições de ensino em que é possível realizar o simulado somente da redação.

Como posso saber minha nota

Ao realizar um simulado Enem você poderá consultar sua nota de desempenho assim como poderá também verificar os seus erros e acertos para que possa realizar a correção de cada questão. A grande vantagem do simulado do Exame se dá justamente porque o candidato tem a opção de poder corrigir as questões em que tem mais dificuldades, por exemplo.

As questões podem ser impressas?

Os simulados do Enem INEP só podem ser feitos de forma online, via computador ou mesmo celular, portanto, não é possível imprimi-lo para que o candidato responda no papel, imitando a realização da prova oficial do Enem ou mesmo para estudar as questões respondidas.

Que assuntos são abordados no Simulado?

As provas do Enem contam com a redação. Assim, é importante que o candidato leia muito e mantenha-se informado sobre as principais notícias e acontecimentos sobre o Brasil e o mundo, afinal, o tema da redação não é revelado com antecedência, somente sendo revelado no dia da prova. Uma ótima opção para se dar bem na redação é escrever sobre vários temas, aumentando seus conhecimentos e criando uma certa facilidade para a escrita.

Técnicas de preparação para o Enem

A grande maioria dos estudantes que costumam realizar o simulado do Enem são muito dedicados, realizando várias simulações até que obtenham um resultado que consideram satisfatório. Porém, a sobrecarga do cérebro com informações que se tornam cansativas pode ser mais prejudicial do que vantajoso ao estudante.

É necessário, também, dar um refresco para a mente. Assim, o ideal é estudar para a realização da prova simulada, realizar o simulado Enem e analisar onde você errou e tem mais dificuldades para que possa focar mais em determinada assunto. Antes de retomar os esforços, dê um tempo para sua mente e de um descanso para ela. Ao realizar o próximo simulado, você terá mais chances de assimilar outras informações que antes você não havia conseguido.

O que pode ser acessado através do Enem?

O governo utiliza os resultados das provas do Enem para aplicar melhorias nas políticas educacionais. Por outro lado, quem deseja ingressar em programas como PROUNI, FIES ou SISU é importante ficar atento pois o resultado das provas é usado como critério para as seleções das bolsas integrais ou parciais e financiamentos estudantis, assim como para as cotas.

Dicas para a prova oficial do Enem

O simulado Enem é a principal ferramenta de estudos para quem pretende treinar seus conhecimentos e principalmente o tempo de prova. Através das simulações do Enem, além de reforçar seus conhecimentos e poder identificar as áreas em que possui mais afinidade ou dificuldade, você pode calcular o seu tempo de prova. Seu tempo de prova também deve ser treinado, já que a prova Enem tem hora para terminar. Estima-se que os candidatos terão em torno de 3 minutos para responder cada questão e a redação. Utilizando o simulado Enem você tem a chance de treinar, estudar e ainda melhorar o seu tempo de prova.