Calendário Enem 2021 – confira datas de todas as fases do calendário

Publicidade

Calendário Enem 2021 – Apesar da incerteza inicial se haveria Enem esse ano, o governo federal e o Inep divulgaram o Calendário Enem 2021, com as datas de provas ainda durante esse ano. Seguindo a tradição, haverá novidades novamente.

As provas do Enem 2021 serão realizadas no mês de novembro e as inscrições para o exame iniciam em poucos dias. Ainda há tempo para fazer sua inscrição, começar seus estudos (ou continuar) e garantir sua vaga para o ensino superior em 2022. Abaixo você tem mais informações sobre o Calendário Enem 2021.

Publicidade

calendario-enem-2021

Calendário Enem 2021 – dúvidas sobre as datas do exame

Havia dúvidas que o exame nacional do ensino médio seria realizado durante o ano de 2021. Devido à demora em divulgar o calendário Enem 2021, imaginava-se que as provas só aconteceriam no ano que vem. Devido aos efeitos da pandemia do novo coronavírus, essa foi a alternativa para o Enem 2020, que foi aplicado somente nesse ano.

Diversas foram as medidas para diminuir os problemas causados pela pandemia aos candidatos ao Enem, durante o ano de 2020. Com a vacinação acontecendo em um ritmo aceitável e com o país voltando lentamente ao crescimento, o Enem deve acontecer ainda em 2021, retornando ao cronograma normal.

Calendário Enem 2021 – prazos de inscrição

Para que seja possível a realização do Enem ainda em 2021, o prazo da inscrição e da realização das provas será diminuído. É importante que os candidatos fiquem atentos ao calendário Enem 2021 para que não percam prazos e sejam prejudicados por conta das datas.

Publicidade

Em outros anos, divulgação do calendário Enem foi feita com antecedência. Isso permitia ao candidato fazer o pedido de isenção de taxa ou justificar sua ausência no Enem nas provas anteriores. Com a divulgação do calendário Enem 2021 sendo feita após o prazo dessas etapas, atrapalhou um pouco quem não havia se preparado. Mas isso não inviabiliza fazer as provas.

Enem cronograma – como fazer as provas online do Enem

Para quem quiser fazer a prova digital do Enem 2021 deve se apressar. Apenas 101.100 vagas para as provas online do Enem estarão disponíveis. Então, se você quiser ser um desses, deve fazer a inscrição o quanto antes. Lembrando que as provas online do Enem devem ser feitas nos locais de prova, não podendo ser feitas em casa, por exemplo.

Confira abaixo as datas de inscrição do Enem 2021:

  • Para para fazer a inscrição no Enem: de 30/06 a 14/07;
  • Prazo limite para fazer o pagamento da inscrição: 19/07;
  • Prazo para fazer pedido de atendimento especializado: de 30/06 a 14/07 – durante o período das inscrições;
  • Prazo para fazer o pedido de tratamento pelo nome social: de 19 a 23/07;
  • Datas das Provas Enem 2021: dias 21 e 28/11.

Calendário Enem 2021 – novidades nas provas

A principal novidade é que as provas online do Enem 2021 serão aplicadas nos mesmos dias que as provas impressas. Assim, as duas modalidades das provas do exame serão realizadas durante os dias 21 e 28 de novembro de 2021. Essa é uma das estratégias adotadas pelo Inep para que os prazos de realização das provas e da divulgação dos resultados do Enem estejam de acordo com os calendários das instituições de ensino superior.

Outra novidade da edição 2021 do Enem é que as versões de provas superampliadas e com contraste, voltadas para pessoas com dificuldades de visão também estarão disponíveis para quem vai fazer as provas digitais do Enem. Na edição de 2020 do exame, essas versões de provas só estavam disponíveis para as provas impressas.

Provas Enem 2021 – dias das provas e horário de abertura dos portões

As provas Enem serão realizadas na seguinte ordem:

  • No dia 21 de novembro serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias, com 45 questões de linguagens,
    45 questões de ciências humanas e redação;
  • No dia 28 de novembro serão realizadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias com 45 questões de matemática
    e 45 questões de ciências da natureza.

É importante que você esteja atento aos horários de aplicação das provas e de abertura e fechamento dos portões. Confira abaixo os horários, de acordo com o horário de Brasília:

  • Abertura dos portões: 12:00h;
  • Fechamento dos portões: 13:00h;
  • Início das provas: 13:30h;
  • Término das provas no 1º dia: 19:00h;
  • Término das provas no 2º dia: 18:30.

Outro cuidado a ser tomado é com os protocolos de prevenção à Covid. O uso de máscaras é obrigatório durante as provas. Além disso, utilizar o álcool gel nas mãos para higienização. Ao não cumprir os protocolos acima o candidato será eliminado.