Calendário do Enem 2019 – divulgação das datas

O Calendário Enem 2019 foi divulgado no dia 27 de fevereiro. Para quem estava ansioso para iniciar os estudos preparatórios, a corrida desse ano já iniciou.

No cronograma das etapas do processo do Exame, estão inclusas as datas para a solicitação da isenção de taxas e a justificativa de ausência.

Publicidade

Calendário Enem 2019

Calendário Enem 2019 – etapas do processo

As datas divulgadas pelo INEP, que compõem todo o processo do Exame Nacional do Ensino Médio de 2019 são divididas em 3 períodos. Entretanto, a divulgação das notas Enem 2019 não fazem parte desse calendário porque é realizada a partir de janeiro do próximo ano.

Nas datas desse calendário estão os dias disponibilizados para a Solicitação de Isenção das Taxas e Justificativa de Ausência, para as Inscrições para o exame e para a Aplicação das provas. A justificativa de ausência é para os alunos que conseguiram a isenção do pagamento das taxas porém faltou nos dias das aplicações das provas.

Justificativa de Ausência – porque devo fazer

Se você foi isento da taxa de inscrição para o Enem 2018, não conseguiu prestar o exame, e vai solicitar novamente a isenção, deve justificar o porquê de não prestado o exame. Porém, a justificativa deve estar acompanhada de documentação que comprove a necessidade da ausência, caso contrário, não será aceita. Há, ainda, a possibilidade da justificativa não ser aceita.


Os motivos que podem ser apresentados como justificativa são:

Publicidade

  • acidente de trânsito;
  • trabalho no dia das provas;
  • assalto;
  • acompanhamento de cônjuge;
  • casamento;
  • morte na família;
  • maternidade e paternidade;
  • problemas de saúde.

Justificativa de Ausência – datas

A justificativa de ausência é a primeira etapa do Enem 2019. Portanto, juntamente com a solicitação da isenção da taxa de inscrição do Enem, será realizada em Abril, entre as datas de 1º e 10 desse mês. Na sequência, as inscrições serão realizadas. Por isso a importância de justificar sua ausência ou realizar a solicitação da isenção da taxa de inscrição.

Além disso, é necessário que o seu motivo seja enquadrado como aqueles que estão listados. Caso contrário, não será possível justificar o porquê de você não ter realizado a prova do Enem 2018.

Publicidade

Valor da Inscrição

O valor da inscrição para as provas do Enem 2018 foi de R$ 82,00. Entretanto, o INEP ainda não divulgou o valor que será praticado para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2019. Independente do valor das inscrições para esse ano, como o período da solicitação da isenção é a primeira etapa, vale a pena tentar, caso você se enquadre nos parâmetros.

Calendário Enem 2019 – datas

Veja as datas que compõem o Enem 2019:

  • Justificativa de ausência/Solicitação de isenção de taxa: de 1º a 10 de Abril de 2019;
  • Inscrição para o Enem 2019: de 6 a 17 de Maio de 2019;
  • Aplicação das Provas do Enem 2019: dia 3 e dia 10 de Novembro de 2019.

Divulgação da Nota Enem

A data para a divulgação da nota do Enem de 2019 ainda não foi publicada. Também a data em que os gabaritos da prova serão publicados não foi divulgada. Contudo, o resultado do Enem de 2018 foi disponibilizada no dia 18 de Janeiro de 2019 para os estudantes e você pode consultar a sua aqui.

Publicidade