Como Calcular Nota Enem 2019 – passo a passo do cálculo

Publicidade

Como Calcular Nota Enem 2019 – Após a divulgação do resultado Enem 2019 a corrida é para encaminhar a documentação para um dos diversos programas que usam a nota do Enem. São diversas oportunidades que abrem suas portas através do Enem.

Há uma infinidade de possibilidades, desde bolsa de estudos no exterior, bolsas de estudo no Brasil, Prouni 2020. Para garantir um resultado confiável, o cálculo da nota Enem é feito por 3 instituições, garantindo que não haja problemas. Abaixo você tem mais informações sobre o cálculo da nota Enem 2019.

Publicidade

como-calcular-nota-de-corte-do-enem

Como Calcular Nota Enem 2019 – veja como o cálculo é feito

O Enem é composto por quatro provas, além da redação:

  • Redação – 1º Dia do Enem 2019;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – 1º Dia do Enem 2019;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias – 1º Dia do Enem 2019;
  • Matemática e suas Tecnologias – 2º Dia do Enem 2019;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias – 2º Dia do Enem 2019.

São 180 questões, no total, e a prova de redação. Utilizando um sistema de cálculo específico, o TRI – Teoria de Resposta ao Item – o Enem atribui ao resultado de cada prova uma nota diferente para cada candidato. Portanto, é necessário aguardar a divulgação do resultado do Enem para fazermos o cálculo da nota Enem.

Teoria de Resposta ao Item – veja o que é levado em consideração na correção da prova Enem

A Teoria de Resposta ao Item leva em consideração o nível de conhecimento do candidato e a coerência dos acertos na prova. Para que isso seja possível, a prova do Enem disponibiliza questões de diferentes níveis de dificuldade, entre fáceis, médias e difíceis.

Publicidade

Uma indicação de conhecimento do assunto é quando o candidato acerta todas as questões fáceis, médias e difíceis. Por outro lado, se não há acertos nas questões fáceis mas há nas difíceis, pode ser indício de que o candidato chutou as respostas. Em um comparativo entre as duas situações, o primeiro candidato terá pontuação maior nas questões difíceis que o segundo.

Cálculo Nota Enem – quem faz o cálculo?

O cálculo da nota Enem não é tão simples como gostaríamos. Por levar em consideração os fatores acima citados e algumas outras questões de estatística, é necessário um conhecimento da matéria para calcular esse resultado.

Esse cálculo é feito através de softwares avançados e passa por 3 instituições. Para que o resultado seja idôneo, os resultados são conferidos entre si. Levando tudo isso em conta, não é possível calcular nota Enem 2019 a partir do gabarito Enem, à mão, por exemplo.

nota-redacao-enem

Resultado Enem – como saber se fui bem no Enem?

A nota média Enem é em torno dos 500 pontos. Caso a sua nota esteja maior que a nota média do Enem, seu desempenho é superior e suas chances são boas de conseguir o que está buscando ao fazer Enem 2019. Por outro lado, caso a sua nota esteja abaixo dessa nota média do Enem (500 pontos), seu desempenho será prejudicado.

Nota Redação Enem – veja quais critérios para essa nota

A nota redação Enem utiliza outros critérios para ser atribuída. A correção da redação é feita por dois profissionais, ao menos, credenciados pelo MEC (Ministério da Educação). Para se chegar a nota redação Enem, cada um deles faz a sua avaliação. No caso de divergência entre as avaliações, um terceiro profissional entra em cena para se chegar a um consenso.

Devido aos critérios avaliados, não há muitas redações nota mil Enem. São cinco os critérios avaliados na redação Enem. Para que a sua seja uma redação nota mil Enem deve atingir 200 pontos em cada um dos critérios abaixo:

  • Compreensão da proposta da redação;
  • Elaboração de propostas de intervenção (solução) para o problema que está sendo abordado;
  • Conhecimento da estrutura do texto argumentativo;
  • Dominar a norma padrão de escrita e
  • Ser capaz de interpretar as informações passadas e organizar os argumentos.

Nota de Corte – veja como é calculada

Você pode utilizar a sua nota Enem 2019 para participar de diversos processos seletivos. Universidades públicas e faculdades privadas utilizam a nota Enem para selecionar seus novos acadêmicos, dispensando o vestibular. Cada uma pode utilizar o seu próprio critério de nota para essa seleção.

A nota de corte Enem normalmente utilizada é 450 pontos e não ter zerado na redação Enem. Contudo, é importante que o candidato esteja atento à nota de corte Enem 2019 do seu curso. Essa nota é atualizada diariamente e leva em conta critérios internos de cada instituição.