Prouni 2018 – usando a nota do Enem 2017

As inscrições para o Prouni 2018 abrirão em breve. Já conferiu seu gabarito do Enem 2017? E agora, o que fazer? Com a divulgação do resultado do Enem 2017, mais um passo foi cumprido na busca pelo sucesso nos estudos. A entrada na universidade ou faculdade é o próximo deles.

Boas Oportunidades no Prouni para Quem Fez o Enem

Para a nova fase da vida estudantil, algumas possibilidades se fazem presentes a partir de agora, para os estudantes que tiveram bons resultados no Enem. Algumas instituições de ensino aceitam, até mesmo, resultados não tão bons assim para os cursos em que a procura não é tão alta. Dependendo da sua área de interesse, suas chances poderão aumentar.Pesquise sua vaga

Publicidade

O que é o Prouni?

As possibilidades de estudo em instituições privadas de ensino superior são muitas, indo desde bolsas de estudo integrais e pelas bolsas de estudo parciais, através do Prouni, o programa que possibilita ao candidato estudar de maneira gratuita nessas entidades. As bolsas do Prouni são as mais procuradas e se essa é a sua vontade, recomenda-se que sua inscrição seja feita o quanto antes, assim que estejam abertas.

Outras Possibilidades de Ensino Superior Através do Enem

Outra possibilidade de estudo superior é através do Fies, o Financiamento Estudantil, feito através de instituição bancária. Essa modalidade de financiamento exige que o candidato não possua pendências no nome, assim como os avalistas (é uma das exigências a serem cumpridas). Os juros praticados são diferenciados e o prazo de pagamento inicia após o candidato finalizar o curso, possuindo, até mesmo, prazo de carência. O Fies sofreu algumas alterações recentes nas regras. Isso exige atenção maior no momento do contrato, por parte do estudante.

Prazo de Inscrição ao Prouni

A data de início para inscrição para o Prouni é o dia 6 de fevereiro, com prazo menor para fechamento das inscrições, até o dia 9 de fevereiro de 2018. O candidato ao Prouni deverá cumprir ao menos uma das exigências abaixo para poder fazer sua inscrição e concorrer a uma das bolsas:

  • tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • seja pessoa com deficiência;
  • seja professor da rede pública de ensino.

Critérios Para Ingressar no Prouni 2018

As bolsas de estudo seguem critérios para concessão: para solicitar uma bolsa de estudo integral, o candidato deverá ter até 1,5 salário mínimo por pessoa na família. As bolsas de estudo parciais são destinadas aos candidatos que possuem renda bruta entre 1,5 e 3 salários mínimos por pessoa da família. O candidato poderá optar pelo local de estudo, curso pretendido, turno e, claro, a instituição em que pretende estudar.

CLIQUE ABAIXO E PESQUISE SUA VAGA DE INTERESSE

Prouni 2018

Divulgação do Resultado do Prouni

Os resultados da primeira chamada das bolsas do Prouni 2018 serão divulgados no dia 14 de fevereiro. Já a segunda chamada será divulgada somente no dia 2 de março. Caso o candidato não tenha conseguido vaga nas duas primeiras chamadas, poderá entrar na lista de espera. Para isso, deverá fazer a inscrição na lista que será disponibilizada entre os dias 16 e 19 de março, sendo que as instituições só poderão acessar a partir do dia 20 de março.

Não teve bom resultado no Exame? Prepare-se para o Enem 2018 com o nosso Simulado

Aos que passam ao próximo nível, congratulações, e aos que ainda não conseguiram, nossa dica é que foque nos estudos desde já. Uma boa preparação pode ser o empurrão que falta para que os seus esforços possam ter o resultado desejado. Nosso simulado é uma ferramenta valiosa de preparação você pode começar já seus estudos.