Fim do ENEM 2019 – veja como fica a prova
Fim do ENEM 2019 – O Fim do ENEM 2019 pode acontecer porque a gráfica encarregada de imprimir as provas do ENEM de 2019 decretou falência. Para que houvesse tempo hábil de impressão de todas as provas, os trabalhos deveriam estar iniciando em breve. E agora? Vai ter o Enem 2019?
A empresa é uma multinacional e foi contratada através de licitação, como exige a lei. A empresa está encerrando seus trabalhos no Brasil, alegando que as condições no segmento de gráficas tradicionais (impressões em papel) não são favoráveis. Abaixo você tem mais informações sobre o cancelamento do Enem 2019.
Fim do ENEM 2019 – veja por que há o risco de cancelamento da prova
A empresa responsável pela confecção das provas do Enem desde 2009 declarou falência ontem, dia 01/04/2019. O motivo alegado é a necessidade de encerramento das atividades no Brasil devido as atuais condições de mercado. A situação criada pela falência da empresa gera apreensão a todos os candidatos ao Exame assim como à organização do evento.
Uma mudança desse porte nesse momento do cronograma do edital do Enem 2019 também pode trazer insegurança. Isso porque não há tempo hábil para que a contratação seja realizada através de licitação. Pensando no tempo necessário, a empresa deverá ser contratada em regime de emergência, sendo dispensada a licitação.
Provas Enem 2019 – serviço de impressão sem licitação
Uma outra possibilidade é utilizar uma estrutura pertencente ao governo federal para imprimir as provas do Enem. O uso da Casa da Moeda, responsável pela fabricação do dinheiro que circula no Brasil seria a melhor solução.
Isso porque duas situações seriam solucionadas ao mesmo tempo. Ou seja, elimina a necessidade de licitação para a contratação de uma empresa para o serviço e garante a segurança do exame. Porém, essa hipótese ainda está sob estudo, não havendo decisão nenhuma a respeito, ainda.
Questões Enem 2019 – por que o Enem 2019 pode não ser realizado?
O trabalho da montagem das provas ainda está no começo. É um trabalho minucioso e extenso, que, nessa fase, consiste em selecionar por diversos critérios 180 questões a serem aplicadas. Somente após essa etapa é que podem iniciar os trabalhos de montagem e impressão da prova.
Na atual situação, a sequência do trabalho só poderá acontecer após a definição de como será feita a impressão das provas do Enem 2019. E esse é um passo que deve ser definido logo, caso contrário, o Exame Nacional do Ensino Médio passa a correr risco de não ser realizado.
Fim do Enem 2019 – causas da incerteza
A empresa, RR Donnelley, começou a trabalhar na impressão das provas do Enem 2009. Esse ano ficou marcado pelo fato das provas do exame terem sido furtadas. O episódio causou a anulação das provas, sendo que a empresa assumiu, a partir daí, a responsabilidade pela confecção das mesmas. Essa situação atrasou a aplicação das provas em dois meses, assim como a divulgação do resultado do exame.
Em 2010, uma licitação foi realizada e a empresa foi a escolhida, situação que durou até 2015. No ano de 2016 foi realizada uma licitação para a escolha de uma empresa para o serviço de impressão das provas. Nessa ocasião, a RR Donnelley ganhou a licitação, garantindo a continuidade do serviço. A RR Donnelley é uma empresa americana de serviços de impressão e foi fundada em 1864.
Calendário do Enem 2019 – como ficam as inscrições Enem 2019?
O anúncio do encerramento das atividades no Brasil aconteceu no mesmo dia em que iniciou o período de pedidos de isenção da taxa do Enem. Com a divulgação do Edital do Enem 2019 tendo acontecido há poucos dias, o calendário do Enem 2019 vinha sendo executado normalmente.
Há pouco mais de um mês para o início das inscrições Enem 2019, a situação gera desconforto e insegurança aos candidatos. O Enem traz a possibilidade de ingresso no ensino superior de diversas maneiras: Prouni, Fies ou Sisu. Anteriormente era possível até mesmo conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio através do Enem, mas essa possibilidade não existe mais.
Calendário de Estudos Enem 2019 – estudar para o Enem 2019
Aos candidatos, a recomendação é que se iniciem os estudos o quanto antes. Independente do ocorrido com a empresa RR Donnelley, o governo deve encontrar uma solução em breve para que os candidatos não sejam prejudicados. Dessa maneira, atrasar o início dos estudos é diminuir as chances de bons resultados.
INEP Enem confirma a realização do exame em 2019
Apesar da situação gerada pela falência da empresa RR Donneley, o Inep afirma que a data do Enem 2019 está mantida nos dias 03 e 10 de novembro de 2019.
Pego de surpresa, o INEP Enem, instituição responsável pelo Enem, está tentando resolver a situação com urgência. As alternativas que o instituto tem, entretanto, são as que foram citadas acima. Não há muito o que fazer sem que o governo autorize. Significa dizer que tudo é possível. Inclusive que o Enem não seja realizado.