Aprenda aqui a fazer uma Redação nota 1000

Os segredos de uma redação nota 1000 você encontra aqui

Um dos pontos chave do Enem é a Redação nota 1000, fundamental na busca da nota no Exame Nacional do Ensino Médio. A redação não é voltada apenas para a área de Linguagens. Devido aos assuntos abordados, serve, também, para que você possa demonstrar como é o seu conhecimento do mundo que o rodeia. Quais suas opiniões e como você encara o desenrolar dos acontecimentos. É, sem sombra de dúvida, a parte mais complexa do Enem, pois para expôr sua opinião, é necessário conhecer o assunto, saber se expressar e, principalmente, ter bons conhecimentos da Língua Portuguesa.

O que devo estudar para fazer uma boa redação no Enem?

“Mas, como posso saber falar de todos os assuntos?”, você deve estar pensando, já que a aleatoriedade da escolha do tema traz a possibilidade de que seja, virtualmente, qualquer coisa. Desde “as borboletas que batem asas em Pequim e o desenrolar dos acontecimentos resultantes disso” até a “transposição do Rio São Francisco que nunca aconteceu”, passando pelo Minha Casa Minha Vida e o tão surrado e ainda atual (não sei porque) efeito estufa. Um professor particular mais prudente, contratado para orientar você para fazer a redação nota 1000 no Enem, provavelmente daria a seguinte dica: estude desde já sobre tudo. Bem genérico, né! Mas podemos melhorar isso.

Publicidade

O básico, que inclui as regras de ortografia e gramática nem deveria ser necessário estudar. Isso porque escrever, transpor para o papel uma linha de pensamento, deve ser encarado como algo simples para quem está pleiteando uma vaga no ensino superior.

Posso ler qualquer coisa para ter material para minha redação?

Acentuação, ortografia e interpretação de texto é onde os candidatos, normalmente, tropeçam. Priorize isso em seus estudos. Porém, se você tem facilidade nessa parte da Língua Portuguesa, avance um pouco mais e encontre suas dificuldades para a redação.

Por outro lado, a leitura é fundamental. E tem dois efeitos benéficos para você que está se preparando para o Enem 2017. Além de trazer conhecimentos sobre os acontecimentos da atualidade, se você ler com atenção ao que está lendo, ainda conseguirá estudar o que citamos acima, acentuação, ortografia e interpretação de texto, fundamentais para uma redação. Isso, é claro, falando sobre leitura de jornais e revistas da atualidade. A leitura de livros também é extremamente importante, porém deixa de fora o aspecto da informação sobre a atualidade e, portanto, compromete a possibilidade de uma redação nota 1000.

Os acontecimentos mundiais descritos na redação do Enem

O tema que deverá ser abordado na redação Enem não pode ser previsto. Mas os acontecimentos recentes são grandes candidatos. Assuntos polêmicos e outros que trazem um pouco de medo. Trump eleito presidente dos EUA; atentados terroristas em toda a Europa; refugiados e náufragos; possibilidade de III Guerra Mundial entre Coréia do Norte e EUA (incluídos aí os testes nucleares da Coréia do Norte); sequência de escândalos de corrupção no Brasil; Lava Jato e seus efeitos; Carne Fraca; presidentes brasileiros e suas relações com a iniciativa privada visando benefícios próprios e deixando de lado a representação que fazem do povo. Basta assistir um pouco de televisão diariamente e realizar um exame frio dos fatos, sem paixões. Você estará se munindo de um vasto material de preparação para o momento que você mais precisará: a realização da sua redação Enem. Sendo assim, a grande dica é estar atento aos fatos cotidianos nacionais e mundiais para ter chances de realizar a tão almejada redação nota 1000.