Fies 2020-2 – passo a passo como fazer sua inscrição

Publicidade

Fies 2020-2 – O Fies 2020-2 teve alteração nas datas de inscrição. A decisão foi tomada em decorrência dos efeitos da pandemia do coronavírus e é coerente com o que já vinha acontecendo, com o adiamento do Enem e a alteração no prazo da isenção do Enem 2020

A não publicação do edital foi um sinal do adiamento. As novas datas já foram divulgadas e abaixo você tem mais informações sobre o Fies 2020-2.

inscricao-do-fies-2020

Fies 2020-2 – financiamento estudantil para faculdades privadas

O Fies – Programa de Financiamento Estudantil – é um programa que oferece financiamento para os estudantes de cursos de graduação em faculdades privadas com taxas de juros acessíveis. Essa linha de financiamento é a P-Fies e é destinada aos estudantes que têm renda familiar mensal de até 5 salários mínimos.

O Fies também oferece financiamento com juros zero a estudantes de cursos de graduação que possuam renda familiar mensal de até 3 salários mínimos.

Outros critérios de ingresso no Fies:

Publicidade
  • Ter participado do Enem a partir da edição de 2010;
  • Ter tirado nota Enem igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e
  • A nota na redação deve ter sido superior a zero.

Fies 2020-2 – novas datas para fazer sua inscrição

De acordo com o edital do Ministério da Educação, as novas datas do Fies 2020-2 ficaram dessa maneira:

  • Início do período das inscrições: 28 de junho;
  • Fim do período das inscrições: 31 de julho.

Vagas financiamento estudantil – quantas vagas são disponibilizadas?

No financiamento estudantil do FIES serão disponibilizadas no processo do segundo semestre de 2020, em torno de 30 mil novas vagas.

Para os financiamentos estudantis oferecidos através do P-Fies, não há limite pré-estabelecido de vagas no segundo semestre de 2020.

Cursos de graduação à distância – você também pode estudar à distância

O acesso a cursos de graduação à distância também é válido através do Fies 2020-2. Isso amplia as opções de cursos de graduação e traz segurança para quem quer estudar. Cursos à distância vêm se firmando como uma excelente opção para os estudantes brasileiros.

Pagamento Fies Suspenso – como renegociar

Enquanto o Fies 2020.2 está com as inscrições abertas, o governo federal toma mais uma medida que facilita a vida do brasileiro durante a pandemia. O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei 1.079 de 2020. Esse projeto de lei suspende o o pagamento das parcelas do Fies durante a pandemia do coronavírus. Assim, quem já se formou utilizando o financiamento estudantil do Fies está desobrigado do pagamento das parcelas durante o período da pandemia.

O mesmo projeto de lei ainda prevê que quem estiver com parcelas atrasadas (desde que o atraso não seja maior que 180 dias, contados a partir de 20 de março), poderá parcelar os débitos em até 175 vezes. O pagamento das parcelas atrasadas também foi modificado através do projeto de lei. Veja as opções de pagamento das parcelas Fies em débito:

  • A quitação pode ser feita integralmente, em parcela única, até o dia 31 de dezembro de 2020. Neste caso, 100% dos encargos moratórios são abatidos;
  • A quitação pode ser feita em 4 parcelas semestrais ou 24 parcelas mensais, pagas até o dia 31 de dezembro de 2022. Neste caso, 60% dos encargos moratórios são abatidos;
  • A quitação pode ser feita em até 145 parcelas mensais e sucessivas, com pagamento a partir de janeiro de 2021. Neste caso, 40% dos encargos moratórios são abatidos;
  • A quitação pode ser feita em até 175 parcelas mensais e sucessivas, com pagamento a partir de janeiro de 2021. Neste caso, 25% dos encargos moratórios são abatidos.

Para suspender o pagamento ou a renegociação dos pagamentos você deve entrar em contato com a instituição na qual foi realizada o financiamento. Devido à atual situação de isolamento, o pedido de suspensão ou renegociação pode ser feito por meio de assinatura eletrônica.

Calendário Fies – datas do Fies Segundo Semestre

Confira as datas do Fies do segundo semestre a partir de hoje:

  • Divulgação do Resultado: 4 de agosto;
  • Contratar o Fies: entre 4 e às 23h59h do dia 6 de agosto;
  • Lista de espera do Fies: todos os candidatos que não foram pré-selecionados na chamada única entram na lista de espera do Fies automaticamente;
  • Convocação dos candidatos da lista de espera: entre 4 e às 23h59h do dia 31 de agosto.

Outros processos com datas alteradas – Sisu e Prouni 2020-2

Os processos seletivos do Sisu 2020-2 e Prouni 2020-2 também sofreram adiamento nas datas de início. Confira a nova data do Prouni 2020-2 e a nova data do Sisu 2020-2 e faça sua inscrição.