Prazo Pedido Isenção Taxa Enem 2020 – veja até quando vai a prorrogação

Prorrogado Prazo Pedido Isenção Taxa Enem 2020 – O prazo para pedido de isenção da taxa do Enem 2020 foi prorrogado. A pedido do MPF (Ministério Público Federal), quem não havia conseguido pedir a isenção até o o dia 17/04, prazo inicial que constava no Edital do Enem 2020, conseguiu mais tempo para isso.

A decisão foi tomada pelo Inep Enem em consonância com todas as ações da sociedade que visam minimizar os efeitos da pandemia. Abaixo você tem mais informações sobre a prorrogação do prazo do pedido de isenção da taxa do Enem 2020.

Publicidade

isencao-enem-2020

Prazo Pedido Isenção Taxa Enem 2020

O prazo para pedido de isenção da taxa do Enem 2020, que era até o dia 17/04, passou para o período das inscrições Enem 2020. Os estudantes que estiverem enquadrados nos requisitos para pedirem a isenção conseguirão o benefício automaticamente ao fazerem sua inscrição no Enem.

Ou seja, ao comprovar sua condição, estarão isentos de pagar a taxa do Enem 2020.

Quem tem direito à isenção da taxa do Enem 2020

Veja abaixo quais são os requisitos para conseguir a isenção da taxa de inscrição Enem 2020:

Publicidade
  • Estudantes do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas;
  • Quem cursou todo o ensino médio em escolas públicas e tenha renda per capita de até um salário mínimo e meio (Lei Federal nº 12.799/2013);
  • Quem cursou o ensino médio como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita de até um salário mínimo e meio (Lei Federal nº 12.799/2013);
  • Quem consta no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e tem renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos.

Até quando posso pedir a isenção da taxa do Enem?

A decisão foi tomada após a Justiça Federal decidir que o prazo para o pedido de isenção da taxa deveria ser prorrogado por mais 15 dias. O período das inscrições Enem inicia no dia 11/04 e vai até o dia 22/04.

O novo prazo vale até o prazo final da inscrição. O candidato que fizer sua inscrição e estiver enquadrado nos critérios acima receberá automaticamente a isenção da taxa do Enem 2020.

E você? Já se inscreveu em nossa newsletter para receber todas as novidades na sua tela? Inscreva-se agora e não perca nenhum detalhe do Enem 2020.

Novas datas Enem Digital 2020

Não é só o prazo da isenção da taxa que foi remarcada. As provas do Enem Digital também têm novas datas. As novas datas passaram de 11 e 18 de outubro para os dias 22 e 29 de novembro. Agora, as provas do Enem Digital serão realizadas após as provas do Enem tradicional.

Apenas 100 mil candidatos ao Enem terão a oportunidade de fazer o Enem Digital em 2020. Isso porque esse é um teste que busca tornar Enem exclusivamente digital. A estimativa do Inep Enem é que até o ano de 2026 todas as provas do Enem sejam digitais.