Prouni – Como usar sua nota do Enem no programa

Veja como entrar no Prouni usando sua Nota do Enem

O Prouni é um dos principais programas que o jovem brasileiro pode acessar utilizando seu bom resultado no Enem. Trata-se de um programa de bolsas parciais e integrais que permite que o jovem possa concluir seus estudos focado apenas no que interessa: estudar e concluir com bons resultados o seu curso.

O que é o Prouni?

O Prouni é o programa de bolsas parciais (50%) e integrais de estudo do governo federal. As bolsas são para custear os estudos em instituições privadas de ensino superior, para cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Uma vez aprovado no programa, a bolsa concedida ao estudante valerá até o fim do curso, razão pela qual o estudante poderá concluir seus estudos com foco no curso, apenas, sem ter que desviar sua atenção com burocracias desnecessárias. O estudante apenas deverá, uma vez por semestre, geralmente no início do mesmo, assinar a documentação de liberação do crédito para a instituição de ensino, comprovando que continua no curso escolhido.

Publicidade

Requisitos para a seleção do Prouni pelo Enem

É um programa de bolsas de estudo democrático, já que os critérios de participação são bem acessíveis. Além de nota acima de zero na redação do Enem, pontuação acima de 450 no exame e não possuir outra graduação de ensino superior, a renda bruta familiar deverá ser de até um salário mínimo e meio por pessoa, no caso de bolsas integrais e de até três salários mínimos por pessoa, no caso de bolsa parcial (50%). Também, dentre as condições abaixo, o candidato deverá preencher, no mínimo, uma delas para poder participar do Programa Universidade para Todos (Prouni):

  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e fazer parte do quadro de pessoal permanente da instituição pública, concorrendo a bolsas de estudo exclusivamente na área de licenciatura (esse caso é exceção, sendo dispensado do cumprimento dos requisitos de renda);
  • ter cursado o ensino médio completo em instituição de ensino da rede pública;
  • ser pessoa portadora de deficiência;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em instituição de ensino da rede pública e parcialmente em instituição de ensino da rede privada, como bolsista integral da própria escola privada;
  • ter cursado o ensino médio completo em instituição de ensino da rede privada, como bolsista integral da própria escola.

Como fazer sua inscrição ao Prouni

O processo de inscrição para participação do Prouni é de um ano para outro. Isso quer dizer que, quem participar do Enem no decorrer de 2017, somente conseguirá se inscrever no Prouni para tentar uma bolsa na área desejada na próxima edição do Programa, no início de 2018. As inscrições da edição 2017 do Programa do dia 31 de janeiro ao dia 03 de fevereiro de 2017, às 23:59 horas.

A inscrição é feita exclusivamente através da página do Prouni e não tem custo para o estudante. O estudante pode optar por até duas instituições, cursos e turnos, de acordo com o seu perfil e preferências, para tentar conseguir a bolsa de estudos através do seu resultado do Enem.

Para a realização da inscrição, o candidato deverá fornecer o número de sua inscrição e senha do Enem 2017.

É importante ressaltar que o estudante portador de deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo poderá participar do processo de seleção às bolsas através das vagas destinadas às políticas de ações afirmativas. Além disso, se você não passou no processo regular, poderá conseguir através das bolsas remanescentes. Essas são vagas que não foram preenchidas no processo regular e é um dos motivos de você fazer duas escolhas no momento de sua inscrição. Acesse aqui o manual do Prouni.