Bolsas de Estudo – 6 Maneiras de Conseguir Em 2020

Publicidade

Bolsas de Estudo – 6 Maneiras de Conseguir Em 2020 – Hoje vou passar uma lista de 6 maneiras de conseguir bolsas de estudo em 2020. A lista é maior mas vou passar as principais e em breve publicamos a segunda parte da lista.

Você quer cursar o ensino superior e sabe que há bolsas de estudo para faculdades privadas que podem garantir a sua graduação, certo? Nem todas que a nota Enem esteja entre as top 10 e nem redação nota 1000. Alguns tipos de bolsas de estudo para outros países são específicas para determinados cursos e dispensam isso tudo, por exemplo. Veja como conseguir Bolsas de Estudo para 2020 nesta página.

bolsas-de-estudo-para-graduacao

Bolsas de Estudo – onde você pode conseguir

Como citado acima, há muitas maneiras como conseguir bolsas de estudo. Inclusive para bolsas de estudo no exterior. Há programas que fornecem bolsas de estudo em Portugal, por exemplo. Mas hoje falaremos das bolsas de estudo para graduação no Brasil. Deixaremos para falar das bolsas de estudo no exterior em outra matéria.

Também escolhemos as bolsas de estudo para graduação mais conhecidas. Não que as outras não sejam boas. Para essa matéria, o critério foi a popularidade, mesmo. Em outra oportunidade faremos outra lista com mais algumas sugestões de bolsas de estudos para 2020 que podem ajudar você como as sugestões dessa lista aqui. As sugestões dessa lista são:

  • Educa Mais Brasil;
  • Prouni;
  • Faculdades que usam bolsas de estudo;
  • Portal Pravaler;
  • Fundação Estudar;
  • Bolsa de estudo segunda graduação.

Educa Mais Brasil – bolsas com parcerias

A Educa Mais Brasil é um entidade privada. Atua através de parcerias com cursos, escolas e faculdades que usam bolsa de estudo. Essa parceria gera as bolsas de estudo para graduação, pós-graduação, educação básica, cursos técnicos e de idiomas.

Publicidade

Está há 15 anos atuando e permitindo que candidatos que não podem pagar mensalidades integrais de instituições de ensino particulares possam ingressar no ensino superior através de bolsas de estudo para graduação, por exemplo.

Prouni – como estudar de graça com bolsas do governo federal

Essa era uma das possibilidades de bolsas de estudo no exterior, mas não está mais em vigor. Oferece bolsas de estudo para faculdade integrais ou parciais. O Prouni 2020 tem data para inscrição no fim de janeiro, já que a data da divulgação da nota Enem ainda não foi confirmada. Enquanto isso, você pode consultar o Gabarito Enem 2019.

Ao conseguir uma bolsa no Prouni 2020 através da nota do Enem, a bolsa é válida até o fim do curso, caso você mantenha em dia a documentação. Se sua bolsa for 100%, sua bolsa de estudo para faculdade pagará todo o seu curso e você estudará de graça. Veja quais são os requisitos para participar do Prouni 2020:

  • quem cursou ensino médio completo em escola da rede pública; ou
  • quem cursou ensino médio completo em escola da rede privada, como bolsista integral da própria escola; ou
  • quem cursou ensino médio de maneira parcial em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada como bolsista integral da escola privada; ou
  • se for professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e como integrante do quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrente de bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.

como-conseguir-bolsas-de-estudo

Confira a lista de Faculdades Que Usam Bolsas de Estudo

Algumas faculdades oferecem bolsas de estudo próprias. O percentual das bolsas de estudos varia: 30%, 50%, 70% e até 100% de bolsa. Veja algumas das faculdades que usam bolsas de estudo e escolha a sua para fazer a sua graduação:

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA);
  • Cruzeiro do Sul Educacional (presencial) – em São Paulo;
  • Cruzeiro do Sul Virtual (a distância);
  • Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais;
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA);
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR);
  • UNIFACS (a distância) – em Salvador/BA;
  • UnP – Universidade Potiguar (a distância) – em Natal/RN;
  • Mackenzie;
  • PUC-Campinas;
  • Universidade Nove de Julho (UNINOVE);
  • UNIP.

Portal Pravaler – veja onde conseguir bolsas com o Pravaler

Desde 2001 atuando no segmento de financiamento estudantil de iniciativa privada no Brasil, o Portal Pravaler já auxiliou aproximadamente 200 mil alunos a concretizar seu sonho de graduação. São 500 instituições brasileiras de ensino superior permitindo que os candidatos possam continuar seus estudos.

O Portal Pravaler funciona como o FIES, o Financiamento Estudantil do governo federal. A diferença é que é a iniciativa privada atuando e o prazo de pagamento é, no mínimo, o dobro do contratado. Assim, se você contrata o financiamento de 1 semestre, terá, no mínimo, 1 ano para o pagamento desses valores.

Fundação Estudar – seja um líder com a Estudar

Uma das possibilidades de bolsas de estudo no exterior, a Fundação Estudar também oportuniza experiências para jovens aqui no Brasil. O programa de bolsas de estudo para graduação da Fundação Estudar trabalha no sentido de oferecer aos jovens líderes poderem estudar em instituições de ensino de excelência.

O programa de bolsas de estudo para faculdade da Fundação Estudar é voltado para jovens de até 34 anos, brasileiros. A identificação com os valores da fundação e deixar a sua marca através de projetos inovadores e que oferecem melhorias significativas para o Brasil são pré-requisitos para participar do programa Líderes Estudar 2020.

Bolsa de estudo segunda graduação

As bolsas de estudo segunda graduação são oferecidas a quem já possui um curso superior. Se você se enquadra nisso pode conseguir até 30% de desconto no valor das mensalidades. Além disso, o processo seletivo para quem já possui uma graduação também é diferenciado. Em alguns casos, somente a comprovação de que já possui uma graduação é o suficiente.

Como conseguir bolsas de estudo – lista de faculdades

Com a proximidade da data de divulgação do resultado Enem 2019 é importante que você esteja ciente das possibilidades que estão à sua disposição. Você já sabe como conseguir bolsas de estudo 2020, sendo que essa é uma das melhores opções para cursar o ensino superior.

Dependendo de onde você mora e qual curso esteja interessado, a lista de faculdades que usam bolsa de estudo também vem bem a calhar. Se, por outro lado, você preferir cursar uma universidade pública, pode utilizar o Sisu 2020 para ingressar no ensino superior.