Inscrições Prouni 2020 – amanhã encerra o prazo

Inscrições Prouni – 2020 faculdade na faixa – A data da divulgação da nota Enem 2019 está próxima e as inscrições Prouni estão chegando. Para quem busca o ensino superior, o Prouni é a melhor opção para quem quer cursar uma faculdade privada. Dependendo dos dados Prouni 2020, pode-se conseguir uma Bolsa integral do Prouni 2020.

Há, também, outras maneiras de cursar o ensino superior: além do Sisu 2020, para entrar em universidades públicas (que é um processo seletivo para o ensino superior nas universidades públicas), há também outras bolsas de estudo para graduação. Educa Mais Brasil e Portal Pravaler são grandes exemplos disso. Clique abaixo para acessar o site Prouni e fazer sua inscrição.

Publicidade

como-fazer-para-entrar-no-prouni

Prouni 2020 – requisito para fazer inscrição

O Prouni, Programa Universidade Para Todos, é uma iniciativa do governo federal que busca oferecer bolsas de estudo para graduação. As bolsas de estudo podem ser integrais e parciais e são oferecidas em universidades privadas.

Consulte Ou Baixe Aqui A Prova E Gabarito Enem 2019

Para participar do Prouni concorrendo às bolsas de graduação, o candidato deve cumprir alguns requisitos:

  • o ensino médio completo deve ter sido feito em escola da rede pública;
  • o ensino médio completo deve ter sido cursado em escola da rede privada, com bolsa de estudos integral da própria escola;
  • o ensino médio deve ter sido cursado parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, com bolsa de estudos integral da própria escola privada;
  • se a pessoa for portadora de algum tipo de deficiência;
  • no caso do candidato ser professor da rede pública de ensino, exercendo efetivamente o magistério da educação básica e  sendo integrante do quadro de pessoal permanente da instituição de ensino pública e estiver concorrendo a bolsas exclusivamente para algum curso de licenciatura. Em casos como esse, não há exigências de renda.

Inscrição Prouni 2020 – passo a passo

As inscrições Prouni abrem logo após a divulgação da nota Enem 2019. Na sequência dessa divulgação, abrem as inscrições Sisu 2020, inscrições Prouni 2020 e as inscrições para as outras bolsas de estudo 2020 também.

Publicidade

Confira o passo a passo do Prouni Inscrição 2020:

  • Acesse o site do Prouni;
  • Na página inicial, clique na opção “Fazer inscrição”;
  • Informe o número de inscrição e a senha do ENEM 2019;
  • Digite o código que está sendo exibido na imagem;
  • Clique em “Entrar no Prouni”;
  • Preencha os dados pessoais do questionário e também do grupo familiar;
  • Em seguida, escolha a 1º e 2º opções de curso que deseja concorrer à bolsa de estudo;
  • Ao fim, clique em “Finalizar inscrição”.

Tipos de Bolsas do Prouni 2020

O Prouni oferece, atualmente, 2 tipos de bolsas de estudo para graduação. Para cada tipo, além da nota Enem 2019, a renda familiar também vai contar:

  • Bolsa de estudos integral: Desconto de 100% no valor das mensalidades para estudantes com renda mensal de até 1 salário mínimo e ½;
  • Bolsa de estudos parcial: Desconto de 50% no valor das mensalidades para estudantes com renda mensal de até 3 salários mínimos.

Prouni Inscrições 2020 – datas

O Prouni data de inscrição ainda não foi divulgado. A divulgação será feita pelo prouni MEC – Ministério da Educação através de edital no Diário Oficial da União. Fazendo a sua inscrição em nossa newsletter você receberá um aviso com a data de inscrição.

O que se sabe é que o Prouni 2020 datas serão depois da divulgação da nota Enem 2019 para que todos possam fazer suas opções:

  • Prouni 2020;
  • Sisu 2020;
  • Fies 2020 ou
  • Outros tipos de bolsas de estudo de graduação.

Vagas remanescentes do Prouni – como

No site Prouni as informações que podem ser encontradas ainda são as do Prouni vagas remanescentes 2019.2. Então, para quem quer saber como entrar no Prouni com uma nota do Enem, tem 2 oportunidades. E enquanto ainda estiverem no site do Prouni vagas remanescentes 2 semestre 2019, não abrirão as vagas do Prouni 2020.

Em breve serão disponibilizadas novas informações sobre o novo processo seletivo do Prouni 1 semestre 2020.

prouni-vagas-remanescentes-inscricao

Como Fazer Para Entrar no Prouni com Uma Nota do Enem

Para quem ainda não fez a seleção do Prouni e não sabe como entrar no Prouni 2020, são levados em consideração alguns requisitos. Veja quais são esses requisitos para participar do Prouni:

  • quem cursou ensino médio completo em escola da rede pública; ou
  • quem cursou ensino médio completo em escola da rede privada, como bolsista integral da própria escola; ou
  • quem cursou ensino médio de maneira parcial em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada como bolsista integral da escola privada; ou
  • se for professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e como integrante do quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrente de bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.

É importante observar que a nota Enem 2019 não pode ser inferior a 450 e o candidato também não pode ter zerado a nota da redação Enem. Esses requisitos são eliminatórios. Ou seja, se o candidato tem nota Enem 2019 inferior a 450 ou a nota da redação Enem for zero está eliminado da seleção Prouni 2020.

Prouni Vagas Remanescentes

As vagas remanescentes do Prouni são uma oportunidade de qualquer um que tenha feito o Enem a partir de 2010 acessar uma bolsa de estudo para graduação após as etapas regulares de seleção já terem sido encerradas. É um momento do processo da seleção do Prouni muito aguardado e por isso é bem disputado. Além disso, somente alguns dos requisitos do Prouni continuam válidos.

Veja abaixo quais são os requisitos do Prouni vagas remanescentes inscrição:

  • É preciso ter feito qualquer edição do Enem partir de 2010, com pelo menos de 450 na média das provas e nota superior a zero na redação. Essas duas condições devem existir em uma mesma edição. Não dá para combinar notas de exames diferentes.
  • Para disputar uma bolsa integral, a renda familiar bruta mensal é de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
  • Para a bolsa parcial (paga metade da mensalidade) é de 3 salários mínimos per capita;
  • Candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola particular com bolsa de estudos integral.;
  • Pessoa com deficiência;
  • No caso do candidato ser professor da rede pública de ensino, exercendo efetivamente o magistério da educação básica e  sendo integrante do quadro de pessoal permanente da instituição de ensino pública e estiver concorrendo a bolsas exclusivamente para algum curso de licenciatura. Em casos como esse, não há exigências de renda.

Datas Prouni Vagas Remanescentes Inscrição

O Prouni 1 semestre 2020, seguindo o que aconteceu no Prouni 2019, deve abrir suas inscrições entre o meio e o fim de janeiro. Já a data Prouni vagas remanescentes inscrição deve ficar entre o fim de março e o começo de abril. Faça a sua inscrição em nossa newsletter e receba em primeira mão as datas Prouni vagas remanescentes inscrição.

O período de inscrições do Prouni vagas remanescentes depende do perfil do candidato:

  • prazo de 10 dias, aproximadamente, para candidatos que ainda não fizeram sua matrícula na faculdade onde desejam obter a bolsa;
  • prazo de 40 dias, aproximadamente, para candidatos já matriculados na faculdade onde está buscando obter a bolsa.

Lista de Espera Prouni 2020

Somente após a divulgação do resultado do Prouni 2020 é que são abertas as inscrições para a lista de espera. Para participar, é necessário que o candidato faça a opção pela lista de espera durante o processo do Prouni.

As instituições de ensino utilizam a lista de espera para preencher as bolsas de estudo para graduação que não foram distribuídas. São situações de candidatos que perdem o prazo que são estabelecidos para a inscrição Prouni 2020 ou quando esteja faltando alguma documentação.