Sisu Inscrições 2020 – ensino superior gratuito

Publicidade

Sisu Inscrições – O Sisu – Sistema de Seleção Unificada – é a chance que você tem de entrar em uma das faculdades que aceitam Enem. O acesso a algumas universidades públicas é possível através desse sistema e você ser um dos selecionados, conforme a sua nota Enem. O Sisu é um sistema informatizado que faz a seleção dos candidatos de maneira automática após cada um fazer o cadastro Sisu.

O Sisu, como o nome diz, funciona como um sistema de seleção, como os vestibulares. Porém, como o Enem é o sistema que vem sendo mais utilizado, o parâmetro utilizado para essa seleção é a nota Enem. E você? Vai poder utilizar a nota Enem para o curso superior escolhido ou acha que a nota não garante a vaga? Você já pode ter uma ideia disso se consultou o gabarito Enem 2019. Acompanhe abaixo informações sobre o Sisu 2020.

inscricao-sisu-2020

Sisu 2020 Inscrições – porque novas datas foram divulgadas?

A nota do Enem pode ser utilizada em diversos programas de acesso ao ensino superior. Além do Sisu, o Prouni é outra grande oportunidade que o estudante tem de subir mais um degrau no conhecimento ao poder frequentar um curso de ensino superior.

As inscrições Sisu 2020 serão entre os dias 21 de janeiro e 26 de janeiro de 2020. A data de divulgação do resultado Enem 2019 ainda não foi confirmada. Mas podemos entender que será nos dias que antecedem a data do Sisu 2020 inscrições, já que é utilizada a nota Enem Sisu.

NOTA: As inscrições Sisu 2020 iam inicialmente de 21 de janeiro a 24 de janeiro de 2020. Devido ao erro Enem, o prazo de inscrição foi estendido. De acordo com o presidente do INEP, o erro Enem aconteceu por uma falha nos códigos de barras dos gabaritos e provas Enem 2019. O presidente do INEP garante que o erro foi solucionado e ninguém foi prejudicado.

Sisu MEC Chamada Regular – o que é e como funciona

O Sisu MEC chamada regular acontece logo após fazer a inscrição no site oficial do Sisu. Você pode escolher até 2 cursos e, enquanto durar o período de inscrições pode alterar as opções quantas vezes quiser. Somente uma chamada para fazer inscrição Sisu é feita, com a possibilidade de primeira e segunda opção. Essa é a Sisu MEC chamada regular.

Publicidade

O Sisu MEC chamada regular é quando o sistema faz a seleção dos candidatos melhor classificados em cada curso. A seleção é feita de acordo com a modalidade escolhida. A quantidade de vagas oferecidas através do Sisu Enem pela faculdade é outro fator levado em consideração no cadastro Sisu.

Chamada regular Sisu 2019 – como faço se não conseguir vaga?

A chamada regular Sisu 2019 disponibilizou 235.476 vagas. Foram 129 faculdades que ofereceram vagas pelo Sisu Enem 2019. A expectativa é que esse número aumente no Sisu 2020. Tanto em faculdades que utilizam a nota Enem Sisu quanto em vagas oferecidas pelo sistema de seleção unificada do MEC.

Se você não conseguir a sua vaga na chamada regular Sisu 2020, pode optar por ficar na lista de espera. Essa possibilidade deve ser manifestada durante o processo. Mesmo que não conseguiu vaga na segunda opção do Sisu MEC chamada regular pode participar da lista de espera que será aberta entre 29/01 e 07/02/2020.

Passo a Passo – como fazer cadastro Sisu 2020

Como mencionado acima, a data para Sisu 2020 inscrições é entre 21 de janeiro e 24 de janeiro de 2020. Para fazer o cadastro Sisu 2020 você precisa ter feito o Enem 2019 e não ter tirado zero na redação do Enem. Algumas faculdades utilizam notas mínimas para permitir a inscrição em determinado curso. Se a sua nota Enem 2019 não atender os critérios, você será avisado pelo sistema.

sisu-site-oficial-do-sisu

Clicando na imagem acima você será redirecionado para o site do Sisu 2020

Veja o passo a passo para as Sisu inscrições 2020:

  • Acesse o site oficial do Sisu durante o período de 21 de janeiro de 2020 até as 23h59 de 24 de janeiro de 2020;
  • Você precisa estar com o número de inscrição Enem 2019 e a senha Enem 2019 em mãos;
  • Caso não tenha a senha Enem 2019, acesse o passo a passo para recuperar aqui;
  • Não há cobrança de taxas para o Sisu Enem 2019;
  • Esteja com toda a documentação necessária para fazer a matrícula na faculdade e curso escolhido;
  • Durante o período em que está aberta a inscrição Sisu 2020, você pode alterar quantas vezes quiser;
  • Ao finalizar sua inscrição no Sisu 2020 você poderá imprimir o seu comprovante.

Nota de Corte Sisu – o que é e como é calculada

Diariamente o site do Sisu faz a atualização da nota de corte Sisu. O sistema do site oficial do Sisu calcula a nota de corte ao verificar o número de vagas oferecidas e a quantidade de candidatos para aquele curso.

Somente se classificam para o curso os candidatos com nota superior à nota de corte Sisu. Mas atenção: estar classificado com nota acima da nota de corte do Sisu não é garantia de vaga. Você apenas está classificado. Somente após o término do Sisu inscrições 2020 é que você tem acesso à lista de selecionados.

Sisu Inscrições – quantos Sisu tem no ano?

Se a sua nota Enem 2019 não garantir o ingresso em um curso superior nesse primeiro Sisu 2020, não desanime. Esse é só o primeiro sistema de seleção unificada do ano. No início do segundo semestre do ano abrem outras inscrições Sisu 2020.

Além disso, não esqueça da lista de espera Sisu 2020. Você tem muitas chances e pode ingressar no ensino superior em qualquer uma delas.

Resultado Sisu MEC chamada regular – como receber o resultado em seu celular

Os resultados Sisu MEC chamada regular serão divulgados em 28 de janeiro de 2020. Você poderá acompanhar a divulgação aqui. Ou, se preferir, faça sua inscrição na nossa newsletter que enviamos para você quando forem divulgados os resultados.