Sisu Para Cursos À Distância – cursos de graduação à distância em universidades federais

Publicidade

Sisu Para Cursos À Distância – Está valendo o Sisu para cursos à distância. Desde o dia 25 de maio, ainda em decorrência dos efeitos da pandemia do coronavírus, o Sisu foi ampliado para cursos de graduação à distância.

O Sisu – Sistema de Seleção Unificada – reúne vagas para instituições federais de ensino através da nota do Enem. Abaixo você tem mais informações sobre a nova modalidade do Sisu para cursos à distância.

quando-abre-o-sisu-2020

Sisu Para Cursos À Distância – como ingressar na graduação a distância pelo Sisu

Criado em 2012, o Sisu é uma das formas de ingresso nas vagas de graduação em instituições federais brasileiras. Utiliza as notas do Enem na seleção dos candidatos e, junto com o Prouni, Fies e programas privados de bolsas de estudo, permitem que o estudante brasileiro possa acessar cursos de graduação.

Mas até agora o sistema só era válido para vagas em cursos presenciais de graduação. Devido aos efeitos da pandemia do coronavírus e com o objetivo de ampliar o número de vagas em instituições federais de ensino superior, o MEC – Ministério da Educação e Cultura – alterou a portaria que regulamenta o Sistema de Seleção Unificada, incluindo vagas em cursos de faculdades à distância.

Faculdades À Distância pelo Sisu – o que mais foi alterado?

A mudança não vale somente para as vagas a serem oferecidas. As instituições devem disponibilizar canais para que o candidato possa enviar a documentação necessária para os processos de seleção e de matrícula.

Publicidade

As faculdades também deverão alterar as listas de espera, publicando por curso, por turno e por modalidade de concorrência.

Nova Portaria do Sisu – quando começa a valer?

Com dois processos seletivos por ano, o Sisu é um dos principais acessos que o estudante tem a diversos cursos de graduação. A inclusão dos cursos de graduação à distância na lista do Sisu, junto com o adiamento das provas do Enem 2020 facilitam o acesso à educação superior.

As novidades no Sisu passam a valer para a segunda edição deste ano do processo seletivo, Sisu 2020.2, no segundo semestre de 2020.