Enem para quem tiver Covid – veja para quando remarcar sua prova
Enem para quem tiver Covid – Os estudantes que vão fazer Enem mas estão com Covid poderão fazer as provas em outra oportunidade. Essa é mais uma das medidas que visam amenizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus, junto com as novas datas do Enem, a data de inscrição do Enem com prazo prorrogado e o prazo para pedir isenção da taxa do Enem.
A edição 2020 do Enem terá, ainda, provas digitais. Mas essa novidade, apesar de atender às necessidades pelo motivo da pandemia, já estava no planejamento do Inep, que tem o objetivo de tornar o exame totalmente digital até o ano de 2026. Abaixo você tem mais informações sobre a flexibilização do Enem para quem tem Covid.
Enem para quem tiver Covid – veja como remarcar sua prova
Os candidatos com diagnóstico positivo para Covid-19 poderão fazer as provas do Enem em outros dias, remarcando a data. Essa medida foi divulgada pelo Inep – Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e faz parte de um conjunto de ações que visam a segurança e o bem estar dos envolvidos no exame, antes, durante e após a conclusão das provas do Enem 2020.
Além dessa, outras precauções estão sendo tomadas:
- ocupação de somente 50% das salas;
- uso de salas especiais para os candidatos que fazem parte dos grupos de risco;
- uso obrigatório de máscara, do início ao fim da aplicação das provas;
- disponibilidade de álcool em gel em todos os locais em que as provas forem aplicadas;
- ampliação do número de locais de aplicação de provas em até 40%.
Enem para quem tiver Covid – comprovação que tem direito a fazer a prova em outra data
As pessoas que fazem parte dos grupos considerados de risco devem acessar a página do participante e anexar o laudo médico com a confirmação da doença. O documento deve conter:
- nome completo do candidato;
- confirmação do diagnóstico, com a descrição;
- código da CID 10 (Classificação Internacional de Doença);
- identificação do médico responsável pelo diagnóstico, com a assinatura e o número no CRM (Conselho Regional de Medicina);
- data em que foi feito o atendimento e o diagnóstico.
nos casos em que a confirmação da Covid-19 acontecer no dia da prova do Enem, a comunicação também deverá ser feita através do número de telefone 0800-616161 (ligação grátis), na Central de Atendimento do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. O pedido do candidato passará por uma avaliação e a decisão (aprovação ou reprovação) será divulgada na Página do Participante.
Enem para quem tiver Covid – outras doenças devem ser comunicadas à organização do exame
Há, ainda, outras doenças na lista das que exigem a comunicação através da página do participante. Veja quais são as doenças que estão nessa lista:
- coqueluche;
- difteria;
- doença invasiva por Haemophilus influenza;
- doença meningocócica;
- outras meningites;
- varíola;
- Influenza humana A e B (gripe);
- poliomielite por poliovírus selvagem;
- sarampo;
- rubéola e
- varicela.
Grupos de risco – veja quem terá sala especial para fazer o Enem
As pessoas que vão fazer o Enem com idade superior a 60 anos já serão encaminhadas automaticamente para as salas especiais, destinadas a esses candidatos. As pessoas que fazem parte dos outros grupos devem comunicar a sua condição com antecedência. Veja quais são os outros grupos considerados de risco, de acordo com o Inep:
- gestantes;
- lactantes;
- idosos e pessoas com condições médicas preexistentes (cardiopatias, por exemplo);
- doenças pulmonares crônicas;
- diabetes;
- obesidade mórbida;
- hipertensão;
- doenças imunossupressoras e oncológicas.
Adiar Enem – veja em que data você poderá fazer a prova
No caso do pedido e a documentação serem aceitas, a nova data de prova Enem para quem tiver Covid será no fim de semana dos dias 23 e 24 de fevereiro. Independente de estar saudável ou em recuperação, é importante que todos estejam preparados para o Enem.
E você já está preparado para as provas do Enem 2020?